El Calafate & Torres Del Paine Aventura 5 dias

El Calafate & Torres Del Paine Aventura 5 dias

O que esperar

Por Jefferson Gonzalez - Especialista em Patagonia

Muitas fotos de folders, agências, sites são fotos que convencem mas que quando chegam lá todo mundo se pergunta: Onde está aquilo que vi no site?? Pois bem, saiba que estas fotos que estás vendo são reais, fotos tiradas por nós ou por alguém que visitou os parques.

Calafate é a porta de entrada para se chegar ao Parque Nacional dos Glaciares e de lá se cruza a Cordilheira dos Andes para visitar o Parque Nacional Torres del Paine.

Entrar por aqui e sair por aqui facilita o voo e facilita visitar dois parques impressionantes deste nosso abençoado planeta.

Vai ficar sentado aí lendo ou vai tomar a decisão de arrumar as malas em breve e ter o frio na barriga na chegada em El Calafate, vendo as montanhas, o Lago Argentino azulado e o micro aeroporto esperando por você no meio da estepa patagônica. Calafate está no meio do deserto, literalmente, rodeado por lagos de glaciares e montanhas. Aproveite e visite enquanto está protegido, este lugar é espetacular.

p.s: Se tiver um tempo à mais saia “voando” até El Chaltén e veja de perto – se o clima doido deixar é claro – a monstruosa e mortal – para quem se bobeia com ela – Montanha Fitz Roy (3.359m).

Itinerário

Dia 1 - Chegada em El Calafate

Chegando em El Calafate, nosso receptivo o receberá no aeroporto, e cuidará do seu transfer até sua hospedagem. Dia livre para conhecer a cidade.

Dia 2 - El Calafate - Minitrekking no Glaciar Perito Moreno

O passeio começa com uma travessia do Lago Rico, chegando na margem oposta após cerca de 20 minutos. No percurso você poderá contemplar o fantástico Canal dos Icebergs e a parede sul desse incrível glaciar. Após o desembarque, há o acesso ao refúgio, onde é feita a orientação dos grupos para uma caminhada ao longo da costa do lago de cerca de 20 minutos até a geleira.

Na borda do gelo, os guias colocam grampões nos participantes, que recebem instruções sobre como andar sobre o gelo. O trekking na geleira leva cerca de duas horas, e no percurso será apreciada uma grande variedade de formações de gelo, como fendas, cursos d’água de degelo, etc.

A caminhada é moderada. A superfície de gelo em que você caminha é irregular, mas firme e segura. Você irá receber explicações sobre a flora, fauna e glaciologia geral da região, bem como sobre o fenômeno particular que ocorre no glaciar Perito Moreno, que faz com que aconteça a famosa ruptura que ocorre de forma cíclica. Ao final da caminhada, de volta ao refúgio através do bosque vizinho ao glaciar, é feito um lanche. Posteriormente seu passeio continuará até as passarelas com sua visão panorâmica fantástica do Perito Moreno. O retorno a El Calafate se dará em torno das 17h.

Dia 3 - El Calafate - Todo Glaciares - Glaciares Spegazzini e Upsala

Do porto de Punta Banderas, a 47 km de El Calafate, começamos a navegar pelo braço norte do lago Argentino. Atravessamos a Boca del Diablo até o Canal Upsala e navegamos entre os grandes icebergs que em frente à Geleira Upsala. Então entramos no canal Spegazzinni e, um momento depois, teremos a primeira vista da geleira espetacular com 120m de altura.

Continuamos navegando até a frente do Glaciar Spegazzinni, onde também veremos os glaciares Heim Sur e Peineta. Nos preparamos para desembarcar na Base Spegazzinni e começar a visita à região, caminhando pelo caminho da floresta até o Refúgio Spegazzini (que será inaugurado em breve). Esse caminho de 300 metros é acessível e, quando o atravessamos, paramos em estações e pontos de vista com vista toda a baía de geleiras.

No refúgio, podemos almoçar, visitar a loja ou contemplar a paisagem. Para quem gosta do seminário, pode fazer a trilha da montanha. Todas as geleiras. Este passeio é uma dificuldade média para caminhar por um caminho arborizado, com pontos de vista naturais, cheios de vistas incríveis que terminam no ponto de desembarque.

Dia 4 - El Calafate - Full Day Parque Nacional Torres del Paine

Este dia fantástico em que você conhecerá as Torres del Paine começará com o guia buscando vocês no hotel bem cedo.

A primeira etapa da viagem será de 150 kms até La Esperanza na Ruta 5, seguindo então pela Ruta 7 em direção à fronteira com o Chile em Cancha Carrera, onde você passará pela imigração, logo chegando a Cerro Castillo, na parte chilena.

A partir dali, serão 230 kms de estrada, sendo que 90 kms do caminho serão em rípio (cascalho típico da Patagônia) em boas condições. Você cruzará o cerro Toro y Baguales e terá as primeiras visões das Torres, Cuernos e do Grande Paine em frente ao lago Sarmiento de Gamboa, onde poderá fazer uma parada para curtir esse visual fantástico.

Continuando até a entrada do parque será possível observar a fauna incrível da região, como guanacos selvagens, lobos e condores, assim como a sua flora exuberante.

Seguindo em frente, você passará pela belíssima lagoa dos cisnes, com seus cisnes de pescoço negro, então continuará até o mirante do Lago Nordenskjold, com sua visão panorâmica fantástica dos Cuernos.

Você poderá seguir então pelas trilhas bem demarcadas do parque, como a que leva ao Salto Grande, uma bela cascata, e até o Lago Pehoé.

Sugerimos uma parada na pousada de mesmo nome para um almoço. No caminho para o hotel, você poderá fazer uma visita à administração do parque, onde os guardas florestais farão uma explanação geral sobre o mesmo.

Dia 5 - Saída de El Calafate

Em horário determinado, traslado regular para aeroporto e embarque ao destino de origem.

Solicite uma Cotação